sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Os Jogos Olímpicos foram inventados pelos gregos e realizavam-se em Olímpia

Ruínas de Olímpia

De Olímpia ao Rio de Janeiro 2016.

Os Jogos Olímpicos terão começado no século VIII a. C. na cidade grega de Olímpia e foram muito admirados e apoiados pelos romanos, depois de conquistarem a Grécia.
Quando a ditadura obscurantista dos cristãos se abateu sobre o Império Romano nos finais do século IV d.C. os Jogos Olímpicos foram proibidos.
Foi um cidadão francês, da nobreza, Pierre de Coubertin, o Barão de Coubertin, (Charles Pierre Fredy de Coubertin) que tomou a iniciativa de reiniciar os Jogos Olímpicos, no século XIX, em 1896, em Atenas.


«Os Jogos Olímpicos da Antiguidade eram um festival religioso eatlético da Grécia Antiga, que se realizava de quatro em quatro anos no santuário de Olímpia, em honra de Zeus. A data tradicional atribuída à primeira edição dos Jogos Olímpicos é 776 a.C.[1][2].
Os Jogos Olímpicos eram os mais importantes Jogos Pan-Helênicos, tendo sido proibidos pelo imperador cristão Teodósio I em 393, por serem uma manifestação de rituais do paganismo. Uma importante fonte sobre os jogos é Pausânias (século II d.C.), autor do livro Descrição da Grécia, um guia da Grécia baseado nas suas viagens pelo território. Outra importante fonte é um tratado sobre a ginástica de Filóstrato de Lemnos (século II-III d.C).
A escultura e a cerâmica gregas representaram não só os atletas como a própria prática desportiva. No que diz respeito à escultura, que tinha no bronze e no mármore os materiais prediletos, muitos trabalhos sobreviveram apenas como cópias da era romana. De algumas estátuas ficou apenas a base, onde se encontram gravadas inscrições relativas ao atleta, fornecedoras de informação. Por último, as moedas cunhadas em determinadas pólis retratam determinada modalidade esportiva na qual a cidade se destacou.» (In «Wikipedia»)

«Pierre de Frédy (Paris1 de janeiro de 1863 — Genebra2 de setembro de 1937), mais conhecido pelo seu título nobiliárquico de Barão de Coubertin, foi um pedagogo e historiador francês, que ficou para a história como o fundador dos Jogos Olímpicos da era moderna.» (In «Wikipedia»)

Sem comentários:

Enviar um comentário