quarta-feira, 15 de julho de 2015

Como foi possível formar-se o império dos vencidos na II Guerra Mundial?


Em primeiro lugar interessa analisar a Europa em 1913.


Também interessa verificar as subdivisões do Império Austro-Húngaro.

A seguir o mapa dos grupos étnicos do Império Austro-Húngaro.



A seguir observemos a Europa depois da I Guerra Mundial em 1919. 

Dissolução do Império Austro-Húngaro pelo Tratado de Trianon. As três regiões fundamentais, a cinzento a Áustria, a castanho claro claro a Hungria e a cor rosa a Bósnia e Herzegovina. Este tratado formalizou, no essencial, em 1920, o que já se passava no terreno, após a vitória dos Aliados na I Guerra Mundial.


Pormenores sobre as regiões em 1919

O I Reich da Alemanha no século X (dez) em 962

O II Reich da Alemanha em 1913

A República Alemã de Weimar em 1919

O III Reich da Alemanha em 1943

Depois de ter perdido a II Guerra Mundial a Alemanha foi dividida em zonas de ocupação. Temporariamente dividida em dois Estados e numa cidade-estado (Berlim Ocidental) a Alemanha somados os dois Estados e a cidade-estado ficou, em território, tal como é hoje, reduzida a menos de metade do III Reich e ainda mais pequena que a República de Weimar.

Estaline, natural do actual território da Geórgia, que dirigia a Rússia Soviética ou União Soviética (mais precisamente União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, U.R.S.S., desde 1922, por decisão de Lenine) durante a II Guerra Mundial impôs o recuo da fronteira Oriental da Alemanha de mil anos, do século XX (vinte), para a linha dos rios Óder e Neisse do século X (dez). Os Estados Unidos e o Reino Unido, também vencedores da II Guerra Mundial, não se opuseram a tão drástica decisão. Para concretizar a sua decisão Estaline mandou expulsar casa a casa, das cidades, vilas e aldeias todos os civis alemães que viviam a Leste da linha Óder-Neisse (mais de dez milhões), muitos deles levando apenas as roupas. Por razões geográficas Estaline deu uma parte da Alemanha, bem maior que Portugal à Polónia, avançando a fonteira Oeste da Polónia até aos rios Óder e Neisse. Como compensação deste benefício concedido à Polónia Estaline anexou parte da Polónia que passou para a União Soviética.




O que restou da Alemanha em 1945, sob ocupação militar estrangeira. A Leste acaba na linha Óder-Neisse, que se pode observar atrás no mapa do III Reich a azul.

A cidade-estado de Berlim no meio da RDA foi cercada por um muro em elipse com muitas semelhanças ao muro que em 2015 separa os Estados Unidos do México e com o que separa a Hungria da Sérvia, que ainda não está concluído.

O actual imperialismo alemão só foi possível, porque os Estados Unidos e a França, tradicionais inimigos do imperialismo alemão, mudaram de campo e passaram a apoiá-lo e a incentivá-lo. O actual Reich dos Estados Unidos tem muitos aspectos semelhantes ao III Reich da Alemanha, o principal é o desejo de dominar o Mundo custe o que custar e o segundo é o ódio de morte à Rússia.


No século XXI a Alemanha resolveu criar o IV Reich que se chama União Europeia.



Sem comentários:

Enviar um comentário