segunda-feira, 11 de agosto de 2014

ESTADOS UNIDOS E UNIÃO SOVIÉTICA – COMPARAÇÃO FORMAL


Os Estados Unidos são um único país, dividido em Estados com grande autonomia. Vejamos um exemplo fulcral. Em muitos Estados dos EUA é proibida a pena de morte, noutros é praticada com mais ou menos sadismo.
Quando Lincoln se preparava para proibir a escravatura os Estados do Sul saíram da União e os Estados do Norte reconstruíram a União, sem escravatura, através de uma dura guerra civil.
A Rússia foi transformada em União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), simplificando o nome União Soviética, por Lenine. Estaline confirmou a decisão de Lenine e formalizou um novo desenho das fronteiras das repúblicas. Lenine e Estaline pensavam que a União Soviética seria eterna e nunca pensaram que se se desmembrasse a União, a RSS da Rússia ficaria seriamente prejudicada, assim como as populações de etnia russa.
Nem Gorbatchov redefiniu as fronteiras das Repúblicas, para a hipótese de implosão da União.
É esta a situação actual, os Estados Unidos e a União Europeia defendem a obra de Estaline, que, paradoxalmente, tanto criticam.
Putin, formado na União Soviética considera mais ou menos sagradas as decisões de Estaline sobre os mapas das Repúblicas da URSS.

A grande perdedora é a actual República da Federação da Rússia, assim como são ainda mais perdedoras as populações de etnia russa.

Sem comentários:

Enviar um comentário