quarta-feira, 18 de junho de 2014

RÚSSIA VAI INVADIR A UCRÂNIA?

O blog brasileiro «Um Novo Despertar 2» tem muita informação. Deve ser analisada para verificação das fontes. Em alguns aspectos fornece informações factuais, com base em fontes seguras. Porém, tem alguns posts muito duvidosos. Relativamente à análise que fez da Venezuela num post pareceu-me, claramente, alinhado com o imperial-colonialismo de Washington. Um dos aspectos de alguns posts é que mostra demasiado alarmismo. Mas também tem divulgado posts contra o imperial-colonialismo de Washington. O que me parece é que não tem uma linha ideológica coerente.

«À beira de uma invasão

Ucrânia diz que a Rússia tem 38 mil soldados à beira de uma 'Invasão'

Por Kateryna Choursina e Daryna Krasnolutska  

 Fotógrafo: Viktor Drachev / AFP via Getty Images

Militantes pró-Rússia participam em exercícios na floresta perto da cidade ucraniana no leste de Donetsk, em 1 de junho , 2014. 
Rússia acumula até 38.000 soldados em suas fronteiras com a Ucrânia e continua a fornecer armas e pessoal para as forças rebeldes na parte oriental do país, o chefe do Conselho de Segurança Nacional da Ucrânia, disse.
Rússia passou cerca de 16.000 soldados para fronteira oriental da Ucrânia e tem outra 22.000 em Crimeia, península do Mar Negro que o presidente Vladimir Putin anexada em março, Andriy Parubiy disse a repórteres na capital Kiev hoje.
"Um processo de invasão militar continua", disse Parubiy.  "Estamos lidando com ocupantes russos e armas e militantes estão sendo trazido para dentro"
  Rebeldes derrubaram um avião de transporte de principalmente de língua russa leste da Ucrânia em 14 de junho, matando 49 soldados no ataque mais mortal desde separatistas tomaram prédios do governo em 6 de abril. Os EUA e a União Europeia têm alertado Putin que a Rússia enfrenta novas sanções se medidas concretas não são tomadas de acalmar o conflito, que já custou centenas de vidas.
A derrubada da aeronave IL-76 quando se aproximava do aeroporto em Luhansk veio depois que os EUA acusaram a Rússia de enviar armas pesadas, incluindo lançadores de foguetes e tanques, para os rebeldes através da fronteira.Rússia protestou contra a morte de civis ou ofensivas da Ucrânia, a leste.
O número de militantes em Luhansk e região vizinha de Donetsk é de cerca de 15.000 a 20.000, metade dos quais são da Rússia, incluindo forças especiais, Parubiy disse hoje.  Igor Konashenkov, porta-voz do Ministério da Defesa, em Moscou, não quis comentar as afirmações de Parubiy.
Gazprom corta o gás
Há um "desastre humanitário", nas cidades dominadas pelos militantes, Parubiy disse, acrescentando que o Conselho de Segurança está se preparando para evacuar os moradores locais.
Rússia aumentou a pressão sobre o novo presidente Petro Poroshenko, cortando o fornecimento de gás à Ucrânia pela primeira vez desde o seu antecessor Kremlin-suportado, Viktor Yanukovych foi deposto durante protestos sangrentos em Kiev em fevereiro.
A partir de 10:00, horário de Moscou, OAO Gazprom (OGZD) , exportador de gás da Rússia, disse que vai fornecer apenas gás suficiente para o sistema de dutos da Ucrânia para atender a demanda de clientes europeus, depois de conversas sobre os preços e dívidas falhou. Gazprom, que fornece 30 por cento do gás da Europa, cerca de metade dos quais flui através da Ucrânia, disse que a Ucrânia só receberá combustível pago na frente.
Poroshenko, empossado 7 de junho, disse hoje que vai anunciar um limitado cessar-fogo como parte de um plano de paz que ele pretende oferecer esta semana, depois que as forças ucranianas recuperaram o controle da fronteira e impediram a entrada de armas e combatentes.
O plano incluirá eleições antecipadas na parte oriental do país e mudanças constitucionais para dar essas regiões mais poder, Poroshenko disse em uma reunião de segurança em Kiev.
"Duração do O cessar-fogo será limitado, porque não precisamos de negociações em prol de negociações", disse Poroshenko. A falta de controle total sobre a fronteira "é a única coisa que nos impede de um cessar-fogo", disse o presidente.

http://www.bloomberg.com » (In blog «Um Novo Despertar 2»

Sem comentários:

Enviar um comentário