terça-feira, 24 de junho de 2014

IRAQUE - DA VITÓRIA PÍRRICA DE GEORGE W BUSH À IMINENTE QUEDA DE BAGDAD NAS MÃOS DOS INIMIGOS DE WASHINGTON

IRAQUE - CIVIS BOMBARDEADOS POR ORDEM DE GEORGE W BUSH
IRAQUE «DEMOCRATIZADO» POR GEORGE W BUSH

A resposta a estas acções 'filantrópicas' de Washington está em curso em 24 de Junho de 2014. As guerras só se ganham no fim e a Guerra do Iraque ainda não acabou...


«Governo iraquiano perde controlo sobre a fronteira ocidental

Kerry promete a Bagdad apoio de Washington no combate a uma "ameaça existencial". Conquista de postos fronteiriços aproxima ISIS do ambicionado califado islâmico.
Os rebeldes encabeçados pelo ISIS controlam já 90% da província de Anbar AFP/HO/WELAYAT SALAHUDDIN


É já escasso o terreno sob controlo do Governo iraquiano no Oeste do Iraque. Culminando um fim-de-semana de avanços, os rebeldes encabeçados pelos jihadistas do ISIS capturaram no domingo o último posto fronteiriço com a Síria ainda em poder do Exército que, num novo sinal de fragilidade, abandonou também a única passagem oficial entre o Iraque e a Jordânia. A ameaça de um califado integrista, estendendo-se do Leste da Síria às regiões sunitas do Iraque, tornou-se um pouco mais real – a vizinha Jordânia colocou já as suas forças em alerta.
As novas derrotas antecederam a chegada a Bagdad do secretário de Estado norte-americano para transmitir pessoalmente a Nouri al-Maliki o que lhe tem sido dito através dos canais diplomáticos. Numa conferência de imprensa no final da reunião, John Kerry insistiu nos seus apelos à formação, o quanto antes, de um governo de abrangente, mas garantiu também que Washington está disponível para fornecer a Bagdad um apoio “firme e prolongado” para combater uma rebelião que disse ser uma "ameaça existencial" para o país.»
(In jornal «Público»)

Sem comentários:

Enviar um comentário