terça-feira, 27 de maio de 2014

GUERRA EM DONETSK - PORMENORES

«Petro Poroshenko, prometeu acabar com a insurgência armada no leste do país em "horas", (…) as forças de Kiev lançaram ataques aéreos contra os separatistas durante uma intensa batalha para recuperar o controlo do aeroporto de Donetsk, que deixou muitos feridos.» (In «The Guardian» net)


«Ucrânia prossegue sob tensão


Disparos, ataques aéreos deixam o Aeroporto Internacional de Donetsk com fumaça



  RT 
26 de maio de 2014

Forças de autodefesa de Donetsk reclamam no Twitter ter recuperado o controle sobre o aeroporto internacional na cidade oriental depois que as tropas ucranianas lançaram uma operação militar lá, implantando caças e helicópteros.
"Exército do povo tem o aeroporto em Donetsk volta sob controle.  Estamos torcendo para que as forças restantes  de ocupação e Kiev vaiam pra fora. Ataques aéreos pararam por enquanto ", disse o tweet da República autoproclamada Popular da Donetsk.
Mais cedo, a RT Maria Finoshina relatava de Donetsk que caças ucranianos e helicópteros foram novamente desencadeando brutais ataques a auto-defesa armada ocupando o aeroporto.  A segunda etapa da "operação de contra-terrorismo" de Kiev veio em meio a negociações relatadas entre os rebeldes e as forças ucranianas na cena do crime.
Os ocupantes da Ucrânia estão a realizar  ataques de mísseis e ataques com bombas no Aeroporto Internacional de Donetsk. Eles estão implantando aviões militares ", disse que as forças de auto-defesa no Twitter, em meio a intensos combates.
"Eu ouvi pelo menos três explosões.  Helicópteros estão circulando sobre a cidade e jatos militares pode ser ouvido voando ", testemunhas disseram Ostrov diário local.
Explosões e tiros foram relatados a partir de Donetsk ao longo do dia, com aeronaves exército ucraniano, ocasionalmente, circulando em torno do aeroporto.  Um míssil lançado em um dos ataques aéreos alegadamente atingiu a vizinha Tochmash , ferindo pelo menos uma pessoa, de acordo com a agência ITAR-TASS.
De acordo com a agência de notícias UNIAN citando fontes próximas aos militares de Kiev, a operação resultou até agora em duas pessoas que sustentam estarem feridas. Outros relatos sugeriram um civil foi morto na estação ferroviária central de Donetsk por munição perdida. Relatos de lutas fora do aeroporto da cidade também têm surgido.Fontes de RT em Donetsk disseram que  uma área de habitação privada estava sendo bombardeada por morteiros "por mais de uma hora." Na estação ferroviária central  de Donetsk, deflagrou um incêndio e fogo de artilharia  pesado foi ouvido, a área evacuada.
  Um repórter  da ANNA News com um streaming de uma transmissão ao vivo a partir da área do aeroporto ficou sob fogo  de helicóptero de pronto-ataque junto com jornalistas locais e estrangeiros.  De acordo com a flâmula, felizmente, apenas um jornalista sofreu leve choque.
No início na segunda-feira de manhã, as forças que pertencem à República autoproclamada Pop. de Donestk  vieram para o aeroporto, exigindo que as tropas ucranianas deixem a área.  As tropas de auto-defesa disse que cerca de 200 soldados Kiev estavam guardando o perímetro interno do hub.
O aeroporto foi forçado a suspender os voos.  ” O secretário de imprensa do aeroporto Dmitry Kosinov disse à agência de notícias RIA Novosti que "as operações serão retomadas quando as pessoas deixarem o terminal."
No momento, tiroteio intenso retomou dentro e fora do aeroporto chave da região de Donetsk, que também serve  pararegiões da Kharkovia, Lugansk  Zaporozhie.» [In «Um Novo Despertar 2»]

Sem comentários:

Enviar um comentário