quinta-feira, 15 de maio de 2014

BENFICA – DERROTA EM TEMPO DE CRISE

O Sevillha ganhou a Liga Europa de futebol 2013-2014, depois de vencer o Benfica por 4-2, no desempate por penáltis, após um resultado de 0-0 ao fim de 120 minutos de jogo, ontem em Turim.

Os adeptos do Benfica ficaram desolados e muitos adeptos do Porto e do Sporting, comemoraram, efusivamente, a vitória dos espanhóis, como se tivesse sido uma vitória das respectivas equipas.


O futebol é um desporto com muita aceitação mundial, por ter muitas variantes. No basquetebol quem tiver menos de 1,90 m de altura, terá muita dificuldade em ser bom jogador, os jogadores são seleccionados, com base na altura. Ora, no futebol jogadores de relativamente baixa estatura, como o argentino Lionel Messi, com 1,68 m de altura, podem ser considerados excelentes, como tem sido o caso de Lionel Messi, que já foi vencedor da «Bola de Ouro para o melhor jogador do Mundo» em 4 anos.

O jogo Sevilha – Benfica foi visto por mais de 175 milhões de pessoas, em todo o Mundo, através da televisão, em directo.


Por outro lado, no futebol, muitas vezes, a arbitragem errada é que determina o resultado final de um jogo.


O futebol foi inventado na Inglaterra, no século XIX, e o seu sucesso nesse país nada tem a ver com circunstâncias políticas. É algo que diz respeito ao lazer, à fruição dos tempos livres.
O grande sucesso do futebol na Inglaterra está directamente ligado ao sucesso da Revolução Industrial inglesa e à considerável melhoria da qualidade de vida das classes operárias.

Os romanos diziam que o povo para ser feliz precisava de «pão e circo» («panem et circenses»). As elites romanas compreendiam que o lazer era importante para a felicidade do povo, assim como o bem-estar material.


Sem pão, passando fome, devido às imposições da Ditadura de Berlim, bastante egoísta e perversa e de grande crueldade, manifestada numa grande insensibilidade social, e ainda devido à traição do actual governo, muitos portugueses procuram compensar as suas derrotas pessoais, com vitórias desportivas.

Sem comentários:

Enviar um comentário