terça-feira, 5 de novembro de 2013

NUNO CRATO - UM CRIMINOSO DE DELITO COMUM QUE ESTÁ NO PODER E CONTINUA A ROUBAR OS CONTRIBUINTES

«As PPPs na Educação (sobretudo) na Zona Centro: como andaram os contribuintes todos a pagar as políticas de destruição da Escola Pública


Tiago já tinha publicitado no blog mas não queria deixar também de recomendar a reportagem da TVI sobre a discrepância entre Educação Pública e Privada, intituladaVerdade Inconveniente.
É paradigmática a resposta de uma freira já no final da reportagem: quando perguntada sobre os custos dos colégios privados, diz que é preciso olhar para as pessoas para além dos números. Quando de seguida perguntada sobre o provável fecho da Escola Pública devido aos financiamentos das escolas privadas pelo Estado, fala no lado positivo do corte na despesa que tal medida representa.
Tenho um problema com este libertarianismo: é que foi exactamente o mesmo argumento e lógica aplicada nos sistemas e mercados financeiros que levou-nos à crise de 2008. É que, nesta lei da selva onde vivemos, eu gostaria de ver intacta a minha liberdade de escolha de que as jaulas dos meus predadores continuassem fechadas. Isso, e que quem nos governa não nos tomasse por parvos: é que a liberdade de escolha aqui invocada vai funcionar mais uma vez para a liberdade do mais forte fazer o que quiser, e o mais fraco contentar-se com uma ilusão de escolha que na realidade deixará de existir.» (In blog «5 Dias net»)

Sem comentários:

Enviar um comentário