sábado, 23 de novembro de 2013

BLOG MARXISTA 5 DIAS NET - CONFLITOS ENTRE OS SEUS ELEMENTOS COMO RAQUEL VARELA E TIAGO MOTA SARAIVA

O blogue marxista «5 Dias net» tem sido palco de conflitos entre os seus membros, nomeadamente Raquel Varela, que se considera admiradora de Trotsky, e Tiago Mota Saraiva, dois elementos preponderantes do referido blogue.

«Investigadores // CV Raquel Cardeira Varela

Raquel Cardeira Varela
RAQUEL CARDEIRA VARELA
INVESTIGADOR INTEGRADO | DOUTORADO
Trabalho e Conflitualidade
FCH
ÁREAS DE INVESTIGAÇÃO
Raquel Varela (1978) é investigadora do Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa, onde coordena o Grupo de Estudos do Trabalho e dos Conflitos Sociais e investigadora do Instituto Internacional de História Social, onde coordena o projecto internacional In the Same Boat?Shipbuilding and ship repair workers around the World (1950-2010). É coordenadora do projecto História das Relações Laborais no Mundo Lusófono. É doutora em História Política e Institucional (ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa). É, desde 2011, Presidente da International Association Strikes and Social Conflicts. É vice coordenadora da Rede de Estudos do Trabalho, do Movimento Operário e dos Movimentos Sociais em Portugal.
É coordenadora de Quem paga o Estado Social em Portugal? (Bertrand, 2012), autora de História da Política do PCP na Revolução dos Cravos (Bertrand, 2011)» (In site da «UNL»)

«Tiago Mota Saraiva [PT] sócio
Licenciatura em Arquitectura, pela Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa em 2000. Frequência do 2º semestre do ano lectivo de 1998/1999 na Escuela Técnica Superior de Arquitectura de Madrid (programa Sócrates/Erasmus). Especialização em Arquitectura, Território e Memória da F. C. T. da Universidade de Coimbra.
Prémio Comendador Joaquim Matias Quelhas dos Santos para alunos melhor classificados na disciplina de Projecto 5º ano da FAUTL (20 valores). Menção Honrosa no Prémio SECIL Universidades de 2000.
Colaborou em Lisboa, desde 1995, nos escritórios de arquitectura; Paula Cabral, Segismundo Castello Branco e Fernando Ho, Arquitectos, a.s* (atelier de santos), Atelier do Chiado Arquitectos Lda. e Giulia de Appolonia Arquitecta. Colaborou em Roma no Massimiliano Fuksas Studio e foi consultor externo do Studio Altieri SRL de Vicenza, em Itália.
Membro Efectivo da Ordem dos Arquitectos nº 10032 tendo integrado o seu Conselho Directivo Nacional durante dois mandatos(2003-07). Entre 2005 a 2007 foi Tesoureiro Nacional da Ordem dos Arquitectos.
Membro da Comissão Organizadora do Ano Nacional de Arquitectura 2003 (ANA ’03). Comissário do Prémio Tektónica 2003, 2004 e 2005, organizado pela AIP-FIL e OA. Comissário do Concurso Internacional Celebração das Cidades, organizado pela UIA. Comissário do Prémio Secil Universidades 2003, 2004 e 2005 – Arquitectura e co-comissário do Prémio Secil 2004. Organização do Prémio Mobilidade 2005 (parceria Santa Casa da Misericórdia de Lisboa/Ordem dos Arquitectos).
Delegado português ao Congresso da União Internacional dos Arquitectos de 2005 em Istambul – Turquia.
Foi Assistente Convidado da Universidade Moderna de Lisboa – 2007 e Assistente Convidado da Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa 2007-2008.
Foi correspondente em Lisboa da revista espanhola “Pasajes de Arquitectura y Crítica”, 1999-2002.
Tem artigos e projectos próprios ou em co-autoria publicados em diversas revistas da especialidade. Escreve uma coluna de opinião semanal do jornal i.
Entre Fevereiro de 2003 e Dezembro de 2005 foi sócio da empresa Extrastudio – arquitectura, design e urbanismo Lda.
Actualmente é sócio-gerente do ateliermob – Arquitectura, Design e Urbanismo Lda., onde exerce actividade regular desde a sua constituição.» (In site «ateliermob.com»)

Sem comentários:

Enviar um comentário