terça-feira, 16 de julho de 2013

OS BLOGUES DE ESQUERDA NA BLOGOSFERA DE LÍNGUA PORTUGUESA pt

Sendo a língua portuguesa uma língua internacional transcontinental é relativamente fácil os blogs portugueses terem audiência. Em alguns blogs pt a audiência vinda do Brasil é mais ou menos igual à vinda de Portugal, seguindo-se, geralmente, Angola e Moçambique. É a terceira língua, de origem europeia, mais falada no Mundo, sobretudo devido ao facto de o Brasil ser um dos maiores países do Mundo e ter cerca de 200 milhões de habitantes. Os países maiores do Mundo são 1º a Rússia (17 098 242 Km2), 2º o Canadá (9 984 670 Km2), 3º os Estados Unidos (9 826 961 Km2), 4º a China (9 706 961 Km2) e  5º o Brasil (8 515 767 Km2). O maior país da União Europeia é a França (551 695 Km2, nesta área excluo, obviamente, as colónias) – fonte «Wikipedia».
Tem interesse recordar que a língua de origem europeia mais falada no Mundo, como primeira língua, é a língua castelhana (também designada por espanhol ou língua espanhola). Mas é bom lembrar que as línguas oficiais da Espanha são a língua castelhana, a língua catalã, a língua galega e a língua basca.
Ora, factualmente, a língua castelhana, a língua catalã (oficial na Catalunha), a língua galega (oficial na Galiza) e a língua basca (oficial no País Basco), são, todas elas, línguas espanholas.
A língua inglesa, como primeira língua (ou língua nativa), é menos falada que a língua castelhana. A língua inglesa é a mais falada no Mundo como língua estrangeira de Escola ou segunda língua.
Em 2013 assistimos a uma crescente procura do pensamento marxista na blogosfera pt, muito diferentemente do que acontecia em 2004. «Agora, ao cabo de seis meses de vida e 200 posts publicados, é tempo de balanço. Positivo, porque conseguimos, de forma praticamente ininterrupta, alimentar o compromisso que celebrámos com a causa da Esquerda. Mas negativo, porque, em cada dia, não foram mais de 25 as pessoas que passearam nesta margem!



O “Margem Esquerda” não foi um blog da moda! Talvez por isso sejam tão poucos, aqueles que, provavelmente, não quereriam que ele acabasse! Magro resultado para tanto trabalho e empenhamento!...
Por isso, é com um misto de tristeza, desencanto e decepção que anunciamos o encerramento – Definitivo? Temporário? Nunca dizer “nunca”... – do “Margem Esquerda”. Obrigado a todos quantos aqui vieram!
E continuem a sonhar e a lutar! Porque pelo Sonho e pela Esquerda é que vamos!...» (In blog «Margem Esquerda», 22 de Junho de 2004)
Os blogs portugueses, à Esquerda do PS, com mais audiência e como referências são o blog marxista «5 Dias net»



(onde escrevem pessoas próximas do PCP ou mesmo do PCP e próximas do Bloco de Esquerda ou mesmo do BE, 45 pessoas, umas usando o próprio nome e outras pseudónimos) e o blog «Arrastão»



onde escrevem pessoas que são ou foram do Bloco de Esquerda (9 elementos).
Acho importante o debate de ideias à Esquerda do PS neste momento de crise de Portugal e da Zona Euro. Tendo muito pouco acesso aos órgãos de comunicação social tradicionais, dominados pela Direita, o pensamento político à Esquerda do PS encontra na blogosfera pt um meio de comunicação bastante eficaz.
Parece-me que o debate à Esquerda do PS tem que colocar muitos cenários, sendo um deles a hipótese de viabilização de um governo de Esquerda, que no contexto actual, depois de eleições antecipadas, obviamente, só é possível com o PS. O PS não é monolítico e há que saber escolher o mal menor, como alternativa a um mal bem pior.
Escrevo neste blog sem qualquer interesse pessoal, além do exercício intelectual, o meu interesse é participar no debate das ideias de Esquerda.

Sem comentários:

Enviar um comentário