terça-feira, 4 de junho de 2013

PRÓS E CONTRAS NA RTP1 DE 3 DE JUNHO DE 2013 («CANSADOS DE TUDO»)


Este programa começa perto das 23 horas (às 22h e 52 min) para ir pela madrugada dentro, para diminuir, drasticamente, a audiência.
Entre as 22h e as 22 h e 52 min a RTP passou um programa desinteressante, maçador, para obrigar o programa Prós e Contras a ir pela madrugada dentro. O Prós e Contras podia começar pelas 22 horas, por que não?
Não ouvi uma única vez a palavra neoliberalismo. Está proibida a palavra?
Houve um homem que disse que os Direitos são conquistados – a História da Humanidade mostra-nos que os direitos dos trabalhadores foram conquistados, não foram oferecidos.
Ouvi um escritor falar, mas pouco claro no que disse. Disse, no entanto, que a imoralidade nas negociatas entre os políticos do poder (PSD-CDS e PS) e os ricos é transparente, a imoralidade estilo BPN. Acrescento o caso Pavilhão Atlântico, um caso extremo de nepotismo – corrupção às claras. Foi vendido pelo PSD abaixo do seu valor real, quando dava lucro ao Estado, à família PSD Cavaco Silva, que não tinha dinheiro para pagar a compra. Como o BPN já não funciona o dinheiro para um genro PSD do PSD Cavaco Silva apareceu. O negócio Pavilhão Atlântico é o mais escandaloso caso de corrupção nepótica, diante dos nossos olhos.

Um ex-padre recusou o essencial do vocabulário da compreensão da realidade Direita e Esquerda, que faz lembrar a ascensão do nacional-socialismo na Alemanha. (Um dos aspectos curiosos da ascensão do nacional-socialismo na Alemanha foi a utilização de um populismo que  omitia os conceitos Direita e Esquerda). Sendo director da revista Cais, que apoia os sem-abrigo, o que é meritório, esse ex-padre acentuou a necessidade, para ele, de não utilizar os conceitos Direita e Esquerda. Destruir o vocabulário Direita e Esquerda é fazer o jogo da Direita, que diz que algumas coisas que são do seu interesse não são ideológicas.


Para se fazer uma análise política é essencial mostrar que a sociedade está dividida em classes e que a alta burguesia está a ganhar dinheiro com esta crise. Nesta crise o Capital está a ganhar pontos e o Trabalho está a perder. Temos um aumento colossal do desemprego, abaixamento dos salários, aumento dos horários de trabalho, diminuição dos direitos dos trabalhadores e aumento dos direitos dos capitalistas.


Um aspecto curioso, houve um elemento que interveio no programa que disse que devia ser proibida a liberdade de opinião de José Sócrates, mas nada se mostrou incomodado com a liberdade de opinião dos ex-líderes do PSD Marcelo Rebelo de Sousa, Marques Mendes e Santana Lopes.


A certa altura ouviu-se algo claro – a austeridade é um meio de empobrecer a maioria para enriquecer ainda mais a minoria rica.


O programa acabou madrugada dentro pelas 00 horas e 45 minutos e não se chegou a conclusão nenhuma.

Sem comentários:

Enviar um comentário