quarta-feira, 19 de junho de 2013

ESCREVER EM BLOGS


«Não estou desempregada, não tenho filhos. Mantenho as duas mãos e a cabeça, hoje um pouco mais levantada ao integrar a brigada revolucionária que compõe este blogue.

Entre as diferenças, juntar-se-ão as nossas mãos tantas vezes às causas que nos são comuns.

Entre as letras, talvez mais e mais se vão juntando. Lendo o que não conseguem ler noutros sítios. Vendo o que não podem ver noutros locais. Relatos na primeira pessoa ou opiniões sobre tudo e mais um par de botas.

Mas para já, e para dar o pontapé de saída, duas palavras apenas, porque a maioria de nós, todos os dias, vai perdendo, porque lhas roubam violentamente, partes de si e dos seus antepassados.» (Lúcia Gomes in blog «5 Dias net»)

Escrever em blogs é um exercício da liberdade de expressão de pensamento. É um acto de resistência contra o domínio dos meios de comunicação social tradicionais pela alta burguesia e pelos seus capatazes e colaboracionistas.
A blogosfera (conjunto dos blogs) é considerada uma «rede social».
Uma característica da internet pt é a Censura, chamada de «Moderação nos comentários».
Os jornais portugueses fazem Censura a que chamam «Moderação nos comentários». O jornal «Diário de Notícias» net diz que não faz Censura nos comentários, mas faz como o jornal «Público» net. A diferença é que o jornal Público assume que pratica a Censura a que chama «Moderação nos comentários» e o «Diário de Notícias» faz a mesma Censura que o «Público», mas diz que não faz, não assume.
Os blogs de política fazem quase todos Censura a que chamam «Moderação nos comentários», tanto os de Direita, como os do Centro como os da Esquerda. Há, no entanto, blogs de política sem Censura («Moderação nos comentários»).
Apesar das dificuldades de alguém associar-se a blogs de política sem alinhamento partidário, a blogosfera está a fazer perder audiência aos jornais e revistas em papel, não apenas em Portugal. Um exemplo é o caso da revista dos Estados Unidos «Newsweek», que teve que acabar com a edição em papel.
Relativamente ao blog marxista pt «5 Dias net» o que eu acho uma omissão grave é não fazer a análise exaustiva do conceito «ditadura do proletariado», conceito que eu acho muito negativo.

O caracteriza 2013 é um vazio intelectual muito grande no campo da Esquerda, que necessita de ser preenchido com ideias novas, porque não chegámos ao «fim da História», a evolução da Humanidade continua. Daqui por 3 anos Passos Coelho já não será primeiro-ministro, daqui por 10 anos não faço ideia de como estará o Mundo e muito menos daqui por 100 anos e muito menos ainda daqui por mil anos, mas a evolução da Humanidade continua.



Sem comentários:

Enviar um comentário