sábado, 29 de junho de 2013

A CRISE DA ZONA EURO E «O FIM DA HISTÓRIA» E O PENSAMENTO DE ESQUERDA


A crise da Zona Euro tem por base erros legislativos sobre a moeda euro e o chamado falsamente «Banco Central Europeu». Sem grandes mudanças nas leis da moeda euro e do falso «BCE» estou convencido que a Zona Euro irá implodir.
Em Portugal somos, diariamente, massacrados com a difusão do pensamento de Direita, nos meios de comunicação social tradicionais.

Em 22 de Junho de 2004 o blog marxista «Margem Esquerda» encerrou por ter apenas 25 leitores diários. É contemporâneo do blog «Anti-Direita Portuguesa» que chegou a ter mais de mil visitas por dia. Este, era, essencialmente, um blog anti-neoconservadores, pelo que se transformou num blog de consulta.
É curioso que o blog marxista do momento é o «5 Dias net» que tinha hoje uma média de 5 771 visitas por dia. Quer isto dizer que a procura na blogosfera pt do pensamento marxista aumentou muitíssimo de 2004 para 2013.



«Terça-feira, Junho 22
“Margem Esquerda” chega ao fim!
“Eu vim de longe
de muito longe
o que eu andei p'ra'qui chegar
Eu vou p'ra longe
p'ra muito longe
onde nos vamos encontrar
com o que temos p'ra nos dar”

O “Margem Esquerda” nasceu espontaneamente. Como experiência de quem nunca tinha feito um blog e tinha tudo a aprender. Como exercício de quem sempre teve a paixão da escrita e tudo queria dizer....
Mas a experiência desde cedo se transformou em compromisso. De quem, desde sempre, afirmou a sua militância pela liberdade, pela solidariedade, pela justiça social. Sempre na Esquerda. Na margem esquerda...
Agora, ao cabo de seis meses de vida e 200 posts publicados, é tempo de balanço. Positivo, porque conseguimos, de forma praticamente ininterrupta, alimentar o compromisso que celebrámos com a causa da Esquerda. Mas negativo, porque, em cada dia, não foram mais de 25 as pessoas que passearam nesta margem!»

Atenção, em Novembro de 2005 surgiu o blog «Margem Esquerda Tribuna Livre», mas é outro.

Em 2013, a difusão do pensamento marxista, em Portugal, é muito acentuadamente, através da blogosfera pt, sobretudo através do blog «5 Dias net».
No entanto, o pensamento de Direita é tão propagandeado na comunicação social tradicional e também na blogosfera pt, que, predominantemente, passa a ideia de que a austeridade é uma inevitabilidade resultante do «fim da História», proclamado pelos neoliberais.
Por este caminho, Portugal caminha cada vez mais para o fundo, numa espiral recessiva cada vez mais acentuada.


Sem comentários:

Enviar um comentário