quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

A CENSURA NA BLOGOSFERA E NET PT


Uma das características, em 2013, da Blogosfera de língua portuguesa pt é a Censura.
Devido ao facto de a língua portuguesa ser uma língua internacional, a terceira língua de origem europeia oficial mais falada no Mundo, muito à frente do alemão e do francês, – a primeira é a língua castelhana (a que no Brasil chamam espanhol, mas quero lembrar que na Espanha há quatro línguas oficiais que são o castelhano, o catalão, o galego e o basco) e a segunda é o inglês – os blogs de língua portuguesa, mesmo sendo vetados na publicidade que os blogs fazem uns aos outros, têm audiência efectiva, desde que sejam actualizados todos os dias. Não se escreve para nada na língua portuguesa; escreve-se e há quem leia o que a gente escreve.

Fiquei admirado porque no blog «Aventar» (que é um blog semi-profissional, ou parece até mesmo profissional, provavelmente com o site pago, tipo revista) houve quem se admirasse por haver Censura na Blogosfera pt. É muito comum a Censura na Blogosfera pt. E quanto à Censura ou há ou não há. Não há meia Censura.

«Mum’s the boss, o blogue que censura comentários
23/01/2013 Por Ricardo Santos Pinto 5 Comentários
Mum’s the boss é um blogue escrito por uma tal de Magda que fala sobre parentalidades, questões relacionadas com educação e por aí fora.
Devido a uma atitude da autora que considerei pouco elegante, dirigi-me ao referido blogue e disse o que tinha a dizer na respectiva caixa de comentários. Fi-lo de forma educada, civilizada e mantendo todo o respeito pela autora. Para meu espanto, o comentário foi censurado. E um segundo comentário, em que pedia para publicar o primeiro, foi de novo censurado.
Continua a espantar-me o facto de ainda existir gente desta no mundo da blogosfera, um mundo de liberdade por excelência. Mais espantado fico quando estamos perante alguém que discorre diariamente sobre educação, parentalidades e pedagogia.
Perante esta sua faceta de censora, que só admite comentários se forem positivos e louvarem a qualidade dos seus posts, estamos entendidos. Que rico exemplo para quem tem a missão de educar! Que rico exemplo vindo de quem vem!
P. S. 1 – Orgulho-me de nunca ter censurado qualquer comentário até hoje, nem mesmo quando me chamaram filho da puta e coisas piores. Orgulho-me pelo facto de o Aventar não ter comentários sujeitos a moderação. Não tenho nada a esconder. Não me importo nada que discordem de mim. Que não gostem do que escrevo.» (In «Aventar»)

Chamo a atenção para o facto de o jornal «Diário de Notícias» net não ter Censura, como se pode ver por esta fotografia digitalizada, a seguir.

                                                           Clicar em cima 1 vez com o lado esquerdo do rato para ampliar

Sem comentários:

Enviar um comentário