quinta-feira, 9 de agosto de 2012

OLIMPÍADAS DE LONDRES 2012 – PORTUGAL, FINALMENTE UMA MEDALHA

A equipa de Portugal de canoagem K2, conseguiu a medalha de prata, logo atrás da equipa da Hungria, que, obviamente, conquistou a medalha de ouro, na prova dos mil metros.

Fernando Pimenta, natural da vila de Ponte de Lima, distrito de Viana do Castelo, e Emanuel Silva, natural de Braga, terminaram a apenas 53 milésimos do ouro.
A dupla portuguesa gastou 3.09,699 minutos e foi apenas batida pelos húngaros Rudolf Dombi e Roland Kokeny (3.09,646). Na terceira posição ficaram os alemães Martin Holstein e Andreas Ihle (3.10,117).
Esta é a 23.ª medalha olímpica de Portugal (1.ª na canoagem) e 8.ª de prata.


Fernando Pimenta é atleta do Clube Náutico de Ponte de Lima e Emanuel Silva é atleta do Sporting Club de Portugal.
Considerando os maiores clubes portugueses de futebol, isto é, aqueles que mais Campeonatos Nacionais venceram, o Porto, O Benfica e o Sporting, o mais diversificado em sucessos noutras modalidades é o Sporting. O clube mais bem sucedido, no futebol, internacionalmente, foi o Porto, com duas vitórias na Taça dos Campeões Europeus/ Liga dos Campeões sobre o Bayern de Munique e sobre o Mónaco, e também com duas vitórias na Taça Intercontinental, vencendo ainda uma Taça UEFA e uma Liga Europa. O maior sucesso internacional do Benfica foi a conquista de duas Taças dos Campeões Europeus/Liga dos Campeões, vencendo numa final o Barcelona e na outra o Real Madrid.
Na principal prova da UEFA de clubes a Taça dos Campeões Europeus/ Liga dos Campeões, o Benfica esteve presente em 7 (sete) finais, mas perdeu cinco. O Porto apenas foi finalista duas vezes, mas venceu, como vimos, as duas finais em que esteve presente.
O maior sucesso no futebol internacional do Sporting foi uma vitória na Taça das Taças.
O maior sucesso desportivo internacional do Sporting foi a conquista da primeira medalha de ouro para Portugal nos Jogos Olímpicos, pelo atleta do Sporting Carlos Lopes na Maratona, em Los Angeles. 

Sem comentários:

Enviar um comentário